Acompanhe-nos nas redes sociais:
img00
img0
img0_
LOCALIZAÇÃO

Sortes situa-se na franja ocidental concelhia de Bragança e a confrontar com os vizinhos municípios de Vinhais (a noroeste e Macedo de Cavaleiros (a sudoeste). a freguesia de Sortes dista uma dúzia de quilómetros da capital de distrito (que lhe fica a nordeste, com ligação rodoviária através do IP 4 ou, em alternativa, da E.N. 15).

É deveras relevante o património arqueológico local, incluindo as bem conhecidas e airosa a Senhora da Serra, onde se consagram festividades religiosas. As culturas da chamada Fraga dos Fusos poderão representar, eventualmente, um tipo de punhais geralmente associado ao Calcolítico (M. Jesus Sanches).

O topónimo "Sortes" não oferecerá grandes dúvidas interpretativas em relação à respectiva etimologia: tratar-se-á por certo de uma alusão à divisão de propriedades rústicas, quiçá ainda em época suevo-visigótica ou da reconquista cristã. Segundo o testemunhos desta freguesia, vale a pena visitar a aldeia de Sortes, bem como a sua Capela do Divino Salvador a destacar-se no casario, recordando as suas antigas funções de templo paroquial.

Junto fica um exemplar solarengo de razoável traça, conhecido por Casa do Rodrigues.

Assim a Casa Maior está rodeada de cultura e de uma Natureza invejável, uma vez que a Serra da Nogueira faz a honra de nos receber com toda a sua beleza.

brasao_sortes


patrimonio_sortes